CASA REPRESA

Interessante pensar na condição de existência de uma casa de final de semana. Fuga, retiro, descanso e encontro foram vetores que nutriram a estratégia de projeto.

O lote é agraciado com duas vistas bastante especiais. Além da vegetação abundante e das grandes extensões de água ao redor, é possível ver sem interrupções, o sol se pondo na porção frontal e a lua nascendo na porção dos fundos.

A estratégia portanto foi bastante simples: um objeto luneta, uma grande barra esguia, uma casa que reverencia as diferentes visadas e busca à todo momento questionar o dentro e fora, com espaços absolutamente integrados porém compactos e construtivamente racionais.

A casa recepciona o usuário de um nível mais alto, sugerindo um passeio entre jardins até o nível da garagem. Torna suave e aprazível a troca entre público e privado. Ancorado sobre grandes muros de pedra e um único pilar, o bloco aéreo, que abriga o programa de casa, avança em direção à vista, criando não só a marquise para garagem mas traz também certa tensão e provocação construtiva para o espaço.

A casa se adapta ao lote de maneira objetiva e respeitosa.

O nível de acesso (+2) contempla jardins, garagem, depósito e casa de máquinas, já o nível superior (+5) abarca o programa social e privativo: sala de estar/tv, jantar, cozinha, deck, piscina, quartos e banheiros.

Interessante pensar no conjunto como uma plataforma de pedra, uma barra esguia e um pilar.

A área externa foi pensada para funcionar como uma grande varanda, uma extensão natural do interior da casa. Se materializa na forma de um grande deck linear com piscina e braseiro.

Buscando relação sérias e ininterruptas com a vista, propusemos ao lado da piscina um braseiro. Uma referência ancestral, um espaço de trocas, encontros, boas prosas, boas bebidas e quem sabe até um som ao vivo!

O método construtivo da barra aérea, se evidencia no setor social absolutamente integrado. Vãos estratégicos de 4 metros ancorados por tijolinhos estruturais aparentes, laje pré moldada também aparente e móveis de concreto e alvenaria. A ideia é que acabada a obra, falte pouca coisa para entrar e viver!

Ficha técnica

Saiba o que a Nó pode fazer por você